Administre melhor seu tempo e realize mais em 2015

O tempo é o bem mais precioso que temos em nossas mãos para vivermos nossa vida. Todos temos o mesmo tempo, ele não é privilégio dos ricos nem dos pobres, é extremamente justo, o mesmo tempo do grande empresário é o nosso. A diferença é que os grandes homens de negócios e grandes executivos conseguem fazer muito mais do que outras pessoas comuns. O dia tem as mesmas 24 horas para as pessoas que realizam muitas coisas e para as que fazem muito pouco. Apesar da tecnologia facilitar nossa vida, ainda não conseguimos usá-la em nosso benefício no sentido de aproveitar melhor o tempo e ter mais qualidade de vida. Vivemos na época da velocidade, parece que estamos sempre atrasados para tudo. Nesse início de ano, sugiro que encontre a sua melhor maneira de administrar seu tempo, a fim de ser mais eficiente para compatibilizar as mesmas atenções e dedicação nas áreas mais importantes da vida. Podemos ser mais eficientes, conseguindo realizar mais coisas no menor espaço de tempo, e isso só será possível se aprendermos a não desperdiçar o tempo com coisas que desviam nossa atenção e foco, do tipo navegar na internet, ficar muito preso a e-mail, ou com longas histórias ao telefone, ser muito prolixo nas explicações e bate papo…

Para facilitar sua vida nesse sentido e ser mais produtivo, tenho aqui algumas sugestões:

– Escolha as áreas mais importantes de sua vida e estabeleça metas bem específicas para cada área. Divida a meta em pedaços menores. Ou seja, se a meta é anual, divida, em meses, depois em semanas e em dias. Concentre sua atenção nas ações de cada dia.

– Divida a sua semana para dedicar um pouco de seu precioso tempo para cada meta definida por você, nas diversas áreas da vida.

PARA APROVEITAR BEM O SEU TEMPO FAÇA O SEGUINTE:

– Avalie o que você está fazendo que não precisa ser feito, elimine tais ações.

– O que você está fazendo que pode ser feito por outra pessoa, delegue.

– O que você está fazendo que só você pode fazer, concentre nisso.

– O que você não está fazendo que precisa ser feito, comece a agir.

– Foque suas ações primeiro no que é mais urgente, depois no que é importante. Lembrando que o que é urgente, é tudo aquilo que era importante e não foi feito no momento certo, ou algum problema, que surge no decorrer do dia. O ideal é que eliminemos tudo que é urgente para atuarmos só no que é importante, isso é administrar bem o tempo.

– Cultive a disciplina e concentre 100% da sua atenção em cada atividade do momento. O que gera ansiedade é agir pouco no presente e olhar demais para o futuro. Faça o contrário, aja mais no presente e preocupe-se menos com o futuro.

Seguindo rigorosamente estas sugestões, você deixará de ser escravo do tempo, ou do seu trabalho e conquistará sua tão preciosa liberdade. Assim terá tempo para descobrir novas oportunidades profissionais e para a própria vida, usando melhor seu poder criativo. Nossa mente não funciona sob pressão, o excesso de atividade e falta de tempo nos tornam repetitivos e improdutivos. E lembre-se, administrando bem o seu tempo durante a semana, vai sobrar tempo para “jogar conversa fora” nos finais de semana, sem culpa, com as pessoas que você mais ama. E isso vai te garantir mais motivação e felicidade.

por José Osvaldo de Oliveira

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