Empregabilidade

Como garantir seu emprego, ou conquistar um novo, neste cenário de incertezas?

Empregabilidade

Como garantir seu emprego, ou conquistar um novo, neste cenário de incertezas de 2016? Empregabilidade
Não é novidade pra ninguém que esse início de ano seja de muita insegurança e obscuridade, tanto para a classe trabalhadora quanto para os empresários.

São muitas as preocupações que ocupam a mente e o coração de todos nós. Quanto aos empresários, o momento é de se profissionalizar ainda mais, ser estrategista e não se deixar contaminar pelas ondas negativas geradas pelas previsões pessimistas do mercado. É claro que o cenário não é dos melhores, mas é preciso manter a esperança. Todo empresário de sucesso é um sonhador competente, deve continuar nutrindo seus sonhos, ser mais criativo ainda, convocar a todos os seus colaboradores a fazerem uma parceria forte, com a consciência de trabalho em time, focado em resultados cada vez mais satisfatórios para ambos os lados.

Para os desempregados, é bom que saibam que sempre existirão empregos para os profissionais melhor qualificados. Portanto, é dever de todos os trabalhadores que desejam garantir seu emprego, ou conquistar um novo, investir em sua empregabilidade. Isso significa, se qualificar melhor, buscar novos conhecimentos na área de atuação e aprender outras habilidades. Tenham pelo menos 3 qualificações. Quanto mais profissões você possuir, mais chances terá de estar empregado.

É a ideia da multifunção, hoje, mais do que nunca é preciso ser versátil, ter a capacidade de atuar em várias atividades dentro da empresa, com competência e espírito de grupo. Faça cursos de autoconhecimento, invista em você, leia bons livros, procure ser o melhor profissional da empresa e o cara mais legal da sua turma de trabalho. Várias pesquisas feitas sobre o desempenho dos profissionais dentro da empresa afirmam que, cerca de 75% dos profissionais trabalham do pescoço para baixo, ou seja, são apenas mão de obra, não pensam, não usam a cabeça.

E mão de obra está cada vez mais desnecessária numa empresa, a empresa precisa de trabalhadores que pensam, que trabalham mais com a mente do que com o físico. Essa é a condição de garantir seu emprego, trabalhe com o corpo todo, principalmente com sua mente, imagine-se sendo o dono da empresa e trabalhe como se o negócio fosse seu, é o famoso senso de dono, e ainda desenvolva a habilidade de trabalhar sob pressão.

Com essa postura dificilmente perderá seu emprego e os desempregados que funcionarem assim, garantirão novos postos de trabalho, com certeza. Ficarão desempregados os que trabalham só com o corpo. Pense nisso.

por José Osvaldo de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *