O poder da ilusão

O que aprender do entusiasmo dos brasileiros em tempos de copa do mundo, depois que a copa acabar?

A ilusão vale a pena?

Estamos vivendo um dos maiores momentos de euforia da história recente do país. A expectativa de ver a seleção brasileira fazer bonito na copa, enche de entusiasmo a maioria do povo brasileiro. Como já disseram inúmeros pensadores críticos: – “o brasileiro fica cego, surdo e mudo na hora do jogo do Brasil”. Assistimos há várias manifestações questionando o lado negativo da copa do mundo no Brasil, isso ajuda a despertar nosso senso crítico, para não nos cegar diante de outras realidades.

Apesar de as manifestações serem pequenas comparadas ao envolvimento do povo na copa, a mensagem está dada: – empolgar com os jogos sim, mas sem nos deixar alienar. O jogo do Brasil faz acender em nós o sentimento que mais gera motivação e entusiasmo: a ilusão, ela nos faz mover qualquer tipo de obstáculo em nome do que nosso coração bate forte. Entretanto, é uma ilusão com data marcada para terminar. Depois da copa, tudo se acomoda, a vida volta ao curso normal, os problemas retomam seu lugar na mente e na emoção das pessoas. A vida volta à rotina, a empolgação passa e cada torcedor vai para o anonimato de sua vida, curtindo o vazio da ressaca da copa, percebendo que a vida é muito mais do que torcer para os heróis da seleção.

A ilusão vale a pena?

É claro que vale! É ela que dá sentido a vida. Foi ela quem nos deixou tão entusiasmados pela copa do mundo. Foi ela quem nos moveu a ir à luta para conquistar tudo que temos na vida. Já que ela é tão significativa, é hora de planejarmos novas ilusões de vida depois da copa. Arrumar outras razões para nos iludir, que nos tragam alegrias e motivações mais duradouras e significativas. Se iluda com a possibilidade de fazer da vida uma vida mais honrosa, pelas suas conquistas e superações. Planeje um segundo semestre com mais vitórias pessoais.

Avalie o que precisa ser melhorado em sua vida. Reflita sobre suas habilidades mais fortes e crie novos projetos de vida, investindo mais fortemente em seu talento. Coloque novos desafios em sua vida, se proponha a superar limites. Seja uma pessoa melhor para sua família, seu ambiente profissional e para a sociedade, não torça apenas pelo sucesso dos outros como fizemos com os jogos do Brasil, torça por você. Faça a diferença, passe de expectador da história dos outros a protagonista de sua própria história, influenciando positivamente o mundo. Deixe se mover pela ilusão de que vale a pena investir em si mesmo, procurando ser um pouquinho melhor a cada dia. Essa é a ilusão que mais vale a pena.

por José Osvaldo Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *