Profissionalize-se e atinja o topo, na vida e nos negócios

Dando sequência ao tema que escrevi na Foco de janeiro, quero lhe ajudar a percorrer a trajetória de 2014, fazendo sucesso, atraindo prosperidade e sendo mais feliz. Vivemos num mundo extremamente exigente, onde não há mais vagas para amadores.

O mercado exclui os profissionais “quebra-galhos”, aqueles que não fazem nada bem feito, nem tem comprometimento com seu emprego. Exclui também os empresários que tocam seu negócio, na base do “achismo”, da intuição, sem planejamento e sem treinamento de seus colaboradores. Não importa o tamanho do seu negócio, se você não se profissionalizar na gestão de pessoas e processos, ele estará condenado ao fracasso. Uma empresa sem uma gestão de qualidade tem vida curta. 

Como fazer isso na prática

Veja onde você está atuando de maneira amadora, usando formas antigas, obsoletas de gerir processos e pessoas. Levante quais ações está fazendo com profissionalismo e alta qualidade, usando tecnologias e recursos modernos. Foque sua atenção nas ações a serem melhoradas. Procure quebrar paradigma, ou seja, abra mão de crenças ultrapassadas sobre gestão. Capacite-se e capacite sua equipe, criando maneiras mais eficientes e eficazes para os resultados do seu negócio. Se não for capaz de fazer isso sozinho, busque ajuda de uma boa consultoria, lembre-se que isso pode ser um dos melhores investimentos que você pode fazer por sua empresa neste ano. Tenha metas e objetivos claros. Compartilhe suas metas mensais e anuais com seus empregados. Crie um programa motivacional para todas as pessoas envolvidas. Saiba comunicar com educação e clareza. 

Para as pessoas em geral

Aprenda como ser uma pessoa de alto desempenho em todas as áreas da vida. Como ser um ótimo pai, ou mãe. Como ser um bom marido, ou boa esposa. Como ser um bom namorado, como ser um bom filho, bom amigo, bom colega de trabalho, bom cristão… Veja o que você já faz com alto desempenho e eficiência e quais atitudes amadoras você pratica nestas diversas áreas. Perceba que o que você faz bem feito traz benefícios à você e às pessoas envolvidas e o que não faz bem feito, traz sofrimentos a si mesmo e às pessoas à sua volta. Abra mão de seu orgulho, disponha-se a aprender. Se ainda não sabe, aprenda a pedir perdão e a perdoar. Assuma suas limitações, disponha-se a aprender com os outros. Refine suas habilidades de comunicação. Na carreira profissional faça a mesma coisa, procure melhorar sua performance, seja o melhor profissional da sua empresa, mesmo que ela não invista em você, cuide você mesmo de buscar seu crescimento; se ela não te valorizar, você será disputado no mercado de trabalho e poderá ir para o concorrente, sendo mais valorizado e conquistando seu caminho de evolução profissional. Assim funciona o mercado, as empresas que não valorizam seus talentos profissionais, vão perdê-los para os concorrentes mais espertos. Lembre-se: o que vai nos levar a fazer sucesso, ter prosperidade e ser mais feliz este ano, é a nossa vontade de ser cada vez melhor, naquilo que fazemos e somos. Bom trabalho!

por José Osvaldo de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *